quinta-feira, 22 de outubro de 2015

MINÚSCULA SUBLEGENDA DE ALUGUEL CUMPRE DETERMINAÇÃO OBVIAMENTE NECESSÁRIA



PSOL E PSDB APRESENTAM RELATÓRIOS ALTERNATIVOS À CPI DA PETROBRAS.



Parecer elaborado por relator da CPI sugere indiciar cerca de 70 pessoas.


Ainda não há acordo sobre se relatórios paralelos poderão ser votados.


O PSOL e o PSDB apresentaram nesta quarta-feira (21), na CPI da Petrobras, relatórios alternativos ao elaborado pelo relator da comissão, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), com outras conclusões sobre os trabalhos do colegiado.

Não há, porém, acordo entre os integrantes da CPI se os dois relatórios poderão ser votados. No entendimento da Secretaria Executiva da comissão, os pareceres não podem ser objeto de análise porque não há previsão no regimento interno da Câmara para que relatórios alternativos sejam votados. A Secretaria também alega que só houve uma investigação e que, por isso, a CPI só poderia produzir um relatório final.

Em seu parecer, entregue na última segunda-feira (19), o relator Luiz Sérgio deixou de fora políticos que teriam se beneficiado do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Ele isentou ainda de envolvimento no esquema a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster.

Luiz Sérgio, porém, acatou parte das sugestões de indiciamento feitas pelos sub-relatores da comissão e manteve cerca de 70 pessoas, embora tenha destacado que discordava por considerá-las “inócuas”, já que a maior parte das pessoas já estava indiciada.

Ele excluiu as indicações consideradas inespecíficas, como as que pediam o indiciamento dos representantes legais de empresas, sem dar os nomes.

Em funcionamento há oito meses, o prazo de funcionamento da comissão acaba no fim desta semana, após ter sido prorrogado duas vezes.

Os resumos dos dois relatórios alternativos foram lidos, mas a sessão acabou suspensa devido à sessão de votações no plenário da Casa. A expectativa é que a sessão seja retomada ainda nesta quarta.

A preocupação da cúpula da CPI é deixar a continuação da sessão para esta quinta-feira (22) e não haver quórum suficiente para votar, já que, normalmente, é um dia em os deputados começam a voltar para seus estados de origem.

PSOL.

No parecer apresentado pelo PSOL, o deputado Ivan Valente (SP) critica a condução das investigações pela comissão e afirma que houve uma “blindagem” de políticos investigados na Operação Lava Jato. “Tal fato prejudicou a isenção dos trabalhos da CPI, impedindo que elementos-chave para as investigações fossem ouvidos pela comissão”, diz o documento.
No total, Valente pede que seja indiciado o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e mais quatro políticos: o deputado Arthur Lira (PP-AL), os senadores Benedito de Lira (PP-AL) e Fernando Collor (PTB-AL), e a ex-deputada Solange Almeida, atualmente prefeita de Rio Bonito (RJ).

Ele também pede o indiciamento de Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, um dos operadores do esquema; de Leonardo Meirelles, sócio do doleiro Alberto Youssef; do ex-policial Jayme de Oliveira (Careca), ex-funcionário de Youssef; e do doleiro Lucio Funaro.

O relatório recomenda que o MP aprofunde as investigações em relação aos políticos envolvidos na Lava Jato e também sugere à Mesa Diretora da Câmara a abertura de apuração dos fatos relacionados aos políticos citados no âmbito da Corregedoria da Câmara.

PSDB.

Em seu relatório paralelo, o PSDB pede a abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de mais de 50 políticos, incluindo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

O documento, que teve trechos lidos pelo deputado Izalci (PSDB-DF), diz que Dilma, "ao assumir a Presidência da República manteve-se inerte diante do que ocorria na Petrobras, mesmo sabendo dos atos criminosos ali praticados".

O partido quer que o seu parecer seja envido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser anexado como prova nas ações que tramitam na corte acerca da campanha presidencial de 2014 de Dilma.

Além disso, a legenda pede que a CPI envie os autos "na forma de denúncia em desfavor" de Dilma à mesa diretora da Câmara dos Deputados.

O documento pede instauração de inquérito policial em face de Lula e Dilma, além de ex-ministros petistas: José Dirceu, Antonio Palocci, Guido Mantega, Gilberto Carvalho e Ideli Salvatti, além do atual ministro da Comunicação Social, Edinho Silva. O único tucano na li
sta feita pelo PSDB é Sergio Guerra, ex-presidente do partido morto em 2014.

Fonte: G1 – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário