terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EM PROL DA DEMOCRACIA



'Importante para modernização política em Cuba', diz especialista sobre Yoani Sánchez.

Ao longo desta semana, muitos brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer Yoani Sánchez, uma blogueira cubana que defende com unhas e dentes a extinção da ditadura e um maior respeito aos direitos humanos em seu país. Eleita pela revista "Time", em 2008, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e após cinco anos recebendo respostas negativas quando tentava sair de seu país, a jornalista escolheu o Brasil como primeiro destino de sua viagem internacional que irá durar 80 dias.
Para esclarecer um pouco melhor toda a situação que envolve a vinda de Yoani para o Brasil, a reportagem entrou em contato com o cientista político e diretor do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eurico Figueiredo.
Eurico explica que a escolha pelo nosso país como o primeiro destino da viagem da dona do blog "Generacion Y" se deve ao fato de termos uma boa relação política com a ilha comunista. "O Brasil é o país mais importante da América do Sul e possui uma boa relação política com Cuba. Isso faz com que ele se torne um ponto importante, tanto político quanto ideológico, para Yoani mostrar sua luta contra o regime ditatorial castristas", disse.
Apesar de destacar o estreitamento das relações entre Brasil e Cuba, principalmente nos últimos anos com o governo Lula e Dilma, Yoani criticou, durante sua passagem pelo país, a omissão do Brasil em relação a questão dos direitos humanos em Cuba. Figueiredo reconhece que Yoani é vital para a modernização política na ilha, mas não acredita que o governo intervenha a favor da blogueira.
"Sem dúvida Yoani é importante para a modernização política em Cuba e está em busca de alguém que intervenha a seu favor. Mas, apesar do Brasil ter uma boa relação com Cuba e de não concordar com o ditadura imposta na ilha, ela não vai conseguir causar uma reflexão a respeito do assunto no governo. O Brasil vai ser brasileiro, como sempre foi, e não vai se mexer para mudar essa situação", afirmou o diretor do INEST.
Questionado sobre uma possível ajuda governamental em relação ao embargo econômico imposto pelos EUA à Cuba, o especialista foi direto. "A chance é zero de haver algum tipo de intervenção, apesar das autoridades já terem se manifestado contra o embargo". Eurico ainda acrescentou que é desse jeito que o Brasil vai mantendo boas relações com todos os países. " A gente diz que não concorda com uma coisa, mas não vai abalar as relações políticas com outros países para mudá-la. É o famoso jeitinho brasileiro".
Yoani é constantemente acusada pelo regime cubano de ser uma agente infiltrada da CIA (agência de inteligência norte-americana) no país, a fim de propagar o imperialismo e denegrir a imagem do comunismo, mas para Figueiredo isso não passa de conspiração. "Não existe isso. Se ela fosse agente infiltrada em Cuba já teriam descoberto. Essa acusação ofende a inteligência das pessoas", afirmou.
O especialista concluiu sua linha de raciocínio analisando que a passagem da blogueira Yoani Sánchez pelo Brasil pode ter servido para abrir os olhos das pessoas. "Yoani está mostrando que não muito distante das pessoas e em pleno século XXI, ainda temos sistemas imperialistas que acabam prejudicando os cidadãos. Ela mostrou a necessidade de se pensar no mundo e da relação do nosso país com o mundo. Podemos dizer que ela veio cobrar uma posição do Brasil em relação a esses assuntos", concluiu.
Atualmente a blogueira sofre com a censura imposta pela ditadura castrista e sua principal ferramenta de divulgação, o blog "Generacion Y", não pode ser atualizado de dentro de Cuba. O regime impôs um filtro que impede o acesso de qualquer cubano ao site e ela conta com a ajuda de amigos e parceiros estrangeiros para atualizar seu blog.
Yoani Sánchez se despede do Brasil, nesta segunda-feira, após participação em um programa de TV e segue sua viagem propagando e mostrando sua ideologia pelo mundo.
Fonte: Agência Inter.



Nenhum comentário:

Postar um comentário