terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CONGRESSO SEM ACEITAÇÃO POPULAR


Congresso perde credibilidade após eleição de candidatos investigados, diz     especialista.
 
‘SÃO PAULO - Abaixo assinados contra a eleição dos candidatos contabilizam mais de 754 mil assinaturas’.


Com 20 senadores, o PMDB tem hoje a maior bancada no Senado. Na Câmara, a sigla tem o segundo maior número de deputados, 81 ao todo, atrás apenas do PT, que tem 87 parlamentares.
SÃO PAULO – Com a vitória do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para a presidência da Câmara, o PMDB terá, pelos próximos dois anos, o comando das duas casas do Congresso Nacional. Na última sexta-feira (1), Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito presidente do Senado.

Com isso, o maior partido do País tem agora o primeiro, o segundo e o terceiro nomes na linha sucessória da presidência: Michel Temer, vice-presidente da República, Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros, respectivamente.

Para o diretor acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo, Aldo Fornazieri, tendo em vista que há denúncias sobre os dois presidentes eleitos - é possível ter uma crise no Legislativo e o enfraquecimento do parlamento. “Há uma pressão por parte da mídia e da opinião pública que não pode ser ignorada. Os dos presidentes já entram sob suspeitas. Isso atinge a legitimidade e a credibilidade das Casas”, afirmou.
Diversas manifestações contra a os candidatos estão sendo programadas pelas redes sociais ao longo da semana, além de dois abaixo assinados que contabilizam cerca de 750 mil assinaturas.

Segundo o professor, o PMDB irá comandar as votações do Congresso e garantir maior de poder barganha sobre o governo. “Podem exigir uma continuidade na vice-presidência ou ainda conseguir outros cargos políticos de várias ordens”, 
estimou Fornazieri.

Com 20 senadores, o PMDB tem hoje a maior bancada no Senado. Na Câmara, a sigla tem o segundo maior número de deputados, 81 ao todo, atrás apenas do PT, que tem 87 parlamentares.
 
Reportagem de Camila Moura - Agência Brasil.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário