COMENTÁRIO
Scarcela Jorge
TEORIA DE DEMOCRACIANobres:
Não podemos tocar em matéria política sem falar em
democracia e o exemplo mais ilustre é o norte americano, ambiente de um povo
referência política para os brasileiros principalmente em questões de atualização
de quadros e referências político-partidárias apreendeu a igualdade imaterial,
um princípio que constitui e ordena socialmente a democracia, as leis e
costumes impregnados por esse princípio de igualdade imaterial fornecem as
condições de funcionamento de uma republica democrática. A teoria estritamente
sociológica as origens do espírito capitalista demonstrando seu desenvolvimento
desde o século XVI nos primeiros centros de desenvolvimento um fato histórico.
A severidade dessa ética perceba adequada ao ambiente, ao prazer e o
divertimento ao racionalismo econômico. A disciplina considerada padrão que
estimula a atividade econômica. A atividade profissional é vista como dever e
virtude a ser desempenhada com eficiência. Essas ações são orientadas e
desenvolvem condições propícias ao capitalismo, a cultura modificada gera novos
comportamentos que objetiva estabelecer uma nova ordem moral para sustentar a
essência do sistema de produção cultural, inclusive a material. A conexão de
sentido nas ações sociais não é subordinada à economia conhecer o que pode ser
provado e pontuou duas formas de apreender o "significado" de uma
ação social, a saber: uma as ações de natureza racional e outra as ações de
natureza irracional tais como as reações emocionais. Neste lado, por exemplo,
discorreram seu objeto e conceito que desembocou no capitalismo enquanto a cultura
capitalista moderna vivenciada pelas pessoas na condução racionalizada e
metódica de levar a vida. Relacionou a exemplo da complexidade existente nas
primeiras sociedades capitalistas a ética e moralidade. Essa igualdade é um
modo de existência social, um conjunto de paixões e uma dinâmica política
indefinida, compreendida pela conseqüência e os comportamentos que induz
deveriam ser fenômenos duradouros Os grupos religiosos são prenhes de idéias e
sentimentos que sustentam a sua noção de democracia e de sociedade, incluindo a
noção de família. Elas influenciam a sociedade civil ou política. Esse amor
pela igualdade e poder social e naturalizado e guia os indivíduos inspirando
confiança no Estado ou nos representantes políticos que prezam ou falam em
justiça, do que é justo. Na justa medida do gosto pelo bem-estar, colocando os
civis na dependência dos governantes, sendo livres as associações cívicas. Esse
modelo de união sentimento-opinião foi transferido para o Brasil. Podemos de
modo simples começar a compreender a informação e não sair por aí repetindo a
palavra alienação sem saber diferir categoria de conceito. Enfim, temos como
sociedade cívica o dever de interpretar. Se fizer importante entendermos,
então, as questões teóricas das relações entre Estado e Democracia e esse
conceito é entendido como um subsistema político institucional para a
instauração e progressiva institucionalização dos princípios e procedimentos
que regulam as forças políticas organizadas pelo voto popular com vistas à
conquista de postos políticos públicos. Esclarece que o Estado não se limita a
soberania. Em termos de representação política significa espelhar a diversidade
de interesses e segmentos sociais. O paradoxo é que essas significações
precisam ser continuamente recriadas como unidade de ação e decisão para
conseguir a união da República e representar a diversidade social no jogo
democrático. Requerendo, portanto mudanças na cultura política e nos valores
constitucionais que reformulem o modelo brasileiro de crescimento para
condicionar a liberdade como horizonte democrático com alusão.
Antônio Scarcela Jorge.
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