domingo, 18 de outubro de 2020

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - DOMINGO 18 DE OUTUBRO DE 2020

COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge
ANACRONISMO
QUE LEVA
À MORTE
 
Nobres:
É tediosa a irresponsabilidade dos condutores de veículos concernente aos acidentes de transito e as estatistas dizem para tal fim. O Brasil ainda ocupa a quarta posição em tragédias nas vias urbanas e estradas. Crianças e jovens entre cinco anos e vinte e nove anos representam a maioria do total de óbitos. Muitos dos que se salvam ficam incapacitados ou elevam os custos do poder público com o setor saúde. Eles demandam serviços de reabilitação e investigação do acidente, com perda ou redução de produtividade e, os sobreviventes de acidentes ou de atropelamentos ocupam 60% dos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). Na maioria dos países, as tragédias nas rodovias consomem 3% do Produto Interno Bruto (PIB). No ano passado, o Seguro DPVAT (danos pessoais causados por veículos automotores) pagou mais de 320 mil indenizações muita das quais reembolsam a fantasia como regra são agentes viciados e corruptos que vivem nas postas dos hospitais, disfarçam a combinação, agem com as corporações demonstrando que os ladrões se qualificam em todas as vertentes corruptas, outros com o medo de perder o emprego em sua maioria comissionados e temporários encontram a forma bem natural de se instar. Neste aspecto se generaliza as estatísticas em termos nacionais e do total, 70% foram para vítimas com algum tipo de invalidez permanente. No país, 90% das colisões letais entre veículos são causadas por erro humano: excesso de velocidade, imprudência ou desatenção dos motoristas, ingestão de álcool, desobediência à sinalização e ultrapassagem indevida. Nos últimos 20 anos, o poder público, a partir do Código de Trânsito Brasileiro, vem impondo mais rigor à legislação para salvar vidas. As iniciativas resultaram em punições mais severas, inclusive com a perda de habilitação e pesadas multas pecuniárias. As punições são duras, a quem dirige embriagado, “a cognominada Lei Seca”, tudo é tentar corrigir, mas em contrapartida os irresponsável, autênticos marginais do volante ignora a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança e do capacete ao trafegar em motocicletas. A indústria automobilística também está engajada no esforço de diminuir os acidentes. Os carros novos saem de fábrica com “airbag” frontal, motocicletas chegam ao mercado com freios ABS ou CBS, que tornam a frenagem mais rápida e eficiente. A educação para um trânsito mais seguro e menos violento tem chegado às escolas, com o intuito de conscientizar os futuros condutores, mas na prática não há jeito fazem deste ensino um mero passa tempo. Mesmo Assim ainda existe uma grande rede em favor da vida e contra a violência no trânsito. A iniciativa ao poder público impor mais na segurança dos que trafegam nas rodovias nacionais, aumentar a fiscalização e melhorar da sinalização das vias como fator preponderante para uma ação incisiva para o patamar de desenvolvimento alcançado pelo país e sim encontrar o arquétipo civilizatório do século atual.
Antônio Scarcela Jorge.

 

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