quarta-feira, 17 de maio de 2017

COMENTÁRIO SCARCELA JORGE - QUARTA-FEIRA 17 DE MAIO DE 2017

COMENTÁRIO­
Scarcela Jorge

CONVERSA FIADA.

Nobres:
Numa conjuntura do Brasil em termos da educação ainda deficitária conforme estatísticas internacionais (só Ceará, fabrica dados positivos fundamentado em história da carochinha onde as verdadeiras estatísticas são manipuladas, conforme o programa de todas as terças em redes onde o governador ao vivo fala aos interesseiros a glórias de sua administração notadamente a bela segurança pública e a educação onde direciona em uma rede de emissoras “agraciadas” em quase todo o estado numa verdadeira “conversa fiada” onde repetição é padrão dessa conversa. Por este aspecto, deixando a carochinha de lado colocamos em questão a Educação fato que impõe seriedade a qualquer gerenciador. Neste aspecto centraliza-se o educador é fundamental para que se eleve o nível de aprendizado e conhecimento. Dessa forma, o educador assume um papel que transcende a sua própria missão primordial, que é a de ensinar. Ele passa a ser importante protagonista no processo de superação dos sofríveis padrões pedagógicos do país. Nas nações que suplantaram os seus históricos déficits educacionais, com resultados surpreendentes e rápidos, os professores foram reconhecidos (e ainda o são) como profissionais imprescindíveis para que os objetivos fossem alcançados. A grande e ir resolvida questão é fazer com que a sociedade brasileira se conscientize que a educação é o caminho sustentável para a superação dos problemas sociais e econômicos. A escola deve ser a encorajadora dessa aspiração. Deve procurar avançar, ir além, ser a linha de frente de uma nova e transformadora mentalidade. Apresentar idéias inovadoras. Apenas para citar um exemplo: o estímulo ao empreendedorismo. Em países em que a promoção das iniciativas individuais é uma recorrência cultural, nota-se que a sociedade tem uma dinâmica própria, ambiciosa, progressista. Não se fica à espera da tomada de posições oficiais ou de soluções mágicas. Este deve ser o perfil da escola contemporânea: ativa, propositiva. Cabe ainda à escola suscitar nos alunos, professores, funcionários e nas famílias, os valores que norteiam a boa educação. Valores que induzam à convivência civilizada, respeitosa e fraterna. A escola deve ser a formadora de bons cidadãos e cidadãs, conscientes de seus deveres e direitos. Afinal, as crianças e os jovens de hoje estarão amanhã no comando das empresas, corporações e dos destinos do país. A escola é isto: a sociedade do presente e do futuro, a um só tempo, num mesmo espaço e não manipular resultados como afirmação em instar o conteúdo principal verdadeiro esta é a história com seriedade e sem petismo.
Antônio Scarcela Jorge.

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