segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PARTIDOS POLÍTICOS - MILITÂNCIA PAGA

 ELEIÇÕES 2014
'MILITÂNCIA PAGA' CUSTOU R$ 152 MI.

São Paulo. A já famosa militância paga - ou seja, pessoas que são contratadas para agitar bandeiras nas ruas das maiores cidades ou aplaudir os candidatos nos seus eventos de rua - está entre os itens que mais custaram dinheiro nas eleições deste ano. Foram ao menos R$ 152 milhões gastos na contratação de cabos eleitorais, que serviram também para turbinar as imagens dos principais programas eleitorais exibidos na TV brasileira.

Nesse quesito, o líder é o PMDB, dono da segunda maior bancada federal eleita. O custo total da militância paga pode ser ainda mais expressivo, já que os partidos podem ter declarado gastos desse tipo em outras categorias pré-definidas pelo TSE, como despesas com pessoal ou serviços de terceiros.

A maior categoria de gasto, no entanto, foi a de santinhos e cartazes impressos em papel. Para alegria das gráficas, quase 1 em cada 5 reais usados na campanha teve esse destino, totalizando R$ 860 milhões. Em seguida, vêm despesas com pessoal (R$ 730 mi) e produção de programas de TV e rádio (R$ 506 mi). Enquanto as contribuições eleitorais são concentradas em um pequeno grupo de grandes doadores, os gastos estão dispersos em centenas de milhares de prestadores de serviço.

No total, quase 1 milhão de diferentes fornecedores foram contratados. A grande maioria deles são pessoas físicas (cerca de 900 mil militantes, assessores, consultores, técnicos e outros tipos de colaboradores).

O grosso do dinheiro, porém, ficou com as empresas. As líderes foram as agências do marqueteiro de Dilma Rousseff (PT), João Santana, com R$ 78 mi, e de Aécio Neves (PSDB), Paulo Vasconcelos, com R$ 60 mi.
Fonte: AE.


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